segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cavaleiros do Zodíaco

Cavaleiros do Zodíaco

cavaleiros-do-zodiaco-saint-seiya-cavaleiros-de-ouro2
Cavaleiros do Zodíaco mostra a história cinco guerreiros místicos que lutam vestindo armaduras sagradas, baseadas em diversas constelações. Cada constelação protege um dos guerreiros. Os Cavaleiros têm como principal missão defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua batalha contra os outros deuses do Olimpo, que pretendem dominar a Terra e aniquilar os humanos.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Doug Funnie


Doug Funnie, um clássico dos anos 90


Esse com certeza é um desenho animado que traz ótimas memórias a todos, que marcou a vida de muita gente, assim com a minha, nos saudosos anos 90! Sempre que penso em Doug, é inevitável relembrar os gloriosos dias da infância, onde tudo era simples, tudo era maravilhoso, e não havia qualquer preocupação; era apenas o ser criança.

A série nos apresenta o garoto de 11 anos Doug Funnie, que a cada episódio se vê diante das mais inusitadas situações e dilemas, tudo com uma grande carga imaginativa, e até exagerada, mas perfeitamente possível dentro do universo da série.

As questões que afligem Doug são, em geral, as mesmas que poderiam afligir um adolescente qualquer: aceitação dos amigos, comportamento, jeito de vestir-se, medos, entre tantos outros.

O grande destaque da série, na minha opinião, é a maneira como Doug encara os problemas, sempre viajando por loucas possibilidades (sua imaginação o faz assumir vários alter egos, como o super héroi Homem Codorna ou o agente secreto Smash Adams), até perceber que o problema em questão é mais simples do que parece. Com isso, Doug ainda transmite bons valores e lições ao público, em cima de tudo o que aprendeu com tais situações.

Um outro ponto interessante é o carisma dos personagens, a começar pelo próprio Doug, muito perceptivo e imaginativo, passando pelos seus pais, à sua temperamental irmã Judy e até o seu simpático cachorro Costelinha, que o acompanha em todas as suas aventuras, roubando a cena muitas vezes . Já na escola, um dos ambientes centrais da série, vemos personagens como Skeeter, o melhor amigo de Doug, Roger, o valentão da turma, que sempre dá um jeito de implicar com Doug, e Patti, garota pela qual Doug nutre uma paixão secreta. E há ainda muitos outros personagens marcantes, como o atrapalhado Sr. Dink, o severo e autoritário vice-diretor Lamar Bone, e o prefeito Robert White. Cada um deles tem uma personalidade que consegue cativar sem muita dificuldade, e tornar toda a turma bem próxima de quem se deixar assistir a alguns episódios. Outro detalhe peculiar é que cada personagem é de uma cor diferente! Como assim? Skeeter é azul, Roger é verde... só o próprio Doug tem uma pele mais "normal", digamos assim. Se isso incomoda? De maneira nenhuma, faz parte apenas da estética do desenho, e não deixa de ser bem incomum e diferente. E em pouco tempo já se está tão acostumado a isso, que sequer se nota mais.


Costumava assistir muito Doug quando tinha cerca de 9, 10 anos, quando passava na TV Cultura, no comecinho das noites. Que maravilha que era! Os episódios pareciam tão longos, tão mágicos, tão reais! (hoje vejo que têm uma média de 12 minutos) Era uma sensação única, naquele tempo, sentar-se em frente à TV para assistir Doug, uma sensação similar a ver outros sucessos daquele tempo, como O Fantástico Mundo de Bob e até mesmo Chaves. Séries que estimulam a imaginação, que nos fazem viajar, nos colocando em uma realidade similar, mas distorcida a uma compreensão mais simples e direta.

Esses dias tive uma grata surpresa ao ver novamente Doug passando na tela da TV Cultura! Nossa, foi como voltar vários anos no passado, regressar a um tempo onde não havia qualquer preocupação, senão saber como o episódio terminaria! Nos últimos dias, sempre que tenho tempo não deixo de rever as aventuras de Doug e sua turma, que tanto me cativaram na época da infância, e ainda têm grande significado para mim. Claro que a magia e deslumbre das histórias não têm mais o mesmo sabor daquele tempo, mas pelo menos constituem um bom choque com o que se vê de desenhos animados hoje em dia. É sem dúvida mais um exemplo de uma grande produção, muito mais interessante e chamativa do que as atuais. Não dá para comparar.


Quem lembra de Doug, e assistia também a série, sabe muito bem do que estou falando. Poucos desenhos têm esse poder fascinador, que consegue se identificar com os que o assistem. Que marcam um momento bom da vida, que servem como referência até. Enfim, que passamos a sentir que quase fazemos parte daquilo.

Ah, só pra comentar um pouco a técnica de animação, Doug faz uso da técnica clássica, 2D, desenhada tradicionalmente, e tem uma ótima suavidade nos movimentos e transições. Os cenários também são muito bem representados e a fotografia de alguns episódios surpreende bastante. Muitas mudanças acontecem nos traços dos personagens, porém, comparando os primeiros aos últimos episódios, mostrando como o traço da equipe evoluiu com o tempo. O desenho teve uma temporada pela Nickelodeon, depois pela Disney, e até um longa foi lançado, mas pra mim os melhores episódios estão na temporada da Nick!

Aos que não conhecem, provavelmente talvez não vejam muita graça. Hoje os tempos são outros, os gostos estãos muito dissipados, não há mais uma boa produção de desenhos animados, e poucas pessoas realmente se importam com isso.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Popeye estava mentindo: espinafre é apenas placebo de força



Graças ao marinheiro Popeye, personagem que recorre a uma lata de espinafre quando precisa reunir forças para enfrentar o vilão Brutus, até as crianças pensam que a verdura é uma boa fonte de ferro. 

O que os pequenos e muitos adultos não sabem é que a disponibilidade desse mineral para o organismo é bastante limitada. Não é uma ótima fonte de ferro, pois também contém oxalato, uma substância que inibe a absorção de ferro pelo organismo, porem tem alto valor nutritivo, cálcio e fósforo, além de vitaminas A e do complexo B

O mito começou em 1870, graças a um erro ortográfico do Doutor Wolf, um pesquisador americano; ele esqueceu da vírgula ao registrar a composição, colocando 30 miligramas, em vez de 3,0 miligramas.

Cientistas alemães corrigiram o erro na década de 30, mas naquela época o marinheiro e devorador de espinafre Popeye já estava famoso.

quarta-feira, 26 de junho de 2013


Sessão Nostalgia: Pica-Pau

Pica-Pau
O Pica-Pau (em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho que é um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curtas-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures.
Dizem que Pica-Pau foi criado por Walter Lantz em sua lua de mel. Na noite de núpcias quando ele estava com sua esposa, Grace Stafford, no Lago Sherwood um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que haviam alugado, não deixando que eles dormissem. Quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau havia feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez à noite. Essa história não é aceita, pois Lantz só se casou em 1941, um ano depois de criar o Pica-Pau.
O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista Walter Lantz. O Pica-Pau é descrito como um pássaro louco e com uma aparência grotesca. Mas ao longo dos anos o Pica-Pau vai se transformado, e ficando cada vez mais “bonito”, simpático e calmo.
A primeira aparição de Pica-Pau aconteceu em 1940, no episódio intitulado Knock Knock. Primeira aparição que poderia não ter ocorrido, pois Bernie Kreisler, chefe de departamento da Universal Studios, rejeitou o desenho dizendo que aquele passarinho era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Mas Lantz insistiu e Kreisler acabou cedendo. E o que aconteceu depois? Pica-Pau fez um sucesso estrondoso.
Aliás Pica-Pau não começou como personagem principal. Na verdade “Knock Knock” é um curta da série Andy Panda, e Pica-Pau foi apresentado como sendo o novo adversário de Andy Panda (um panda antropomórfico). Mas o sucesso foi tanto que eles resolveram fazer um desenho onde o personagem apareceria sozinho e seria o astro. Criando assim o personagem e o desenho “Woody Woodpecker”.
A primeira aparição do Pica-Pau na TV foi em 1957 na ABC (EUA), com o desenho The Woody Woodpecker Show (O Pica-Pau e seus Amigos). Infelizmente os desenhos só duraram até 1958. Pois até 1966 eles foram censurados, pois diziam que o desenho era muito violento.
Mas em 1970 novos episódios foram criados para serem exibidos na NBC. Claro que editados, colocando uma personalidade mais tranquila e menos agressiva. Isso acabou um pouco com a popularidade do Pica-Pau, pois seu sucesso havia sido baseado em suas atitudes loucas e maníacas.
Em 1972 Walter Lantz fechou seus estúdios devido ao aumento dos custos de produção. E novamente no final dos anos 70 Pica-Pau foi censurado novamente, e depois da censura em 1985, Lantz vendeu sua biblioteca de desenhos animados para a MCA/Universal, que fez uma compilação dos desenhos para um novo The Woody Woodpecker Show em 1988.
O Pica-Pau e seus amigos
Em 1988 Pica-Pau também fez uma pequena aparição em Who Framed Roger Rabbit, em uma cena perto do fim do filme. E em 1995, o personagem apareceu em um comercial da Pepsi junto com Shaquille O’Neal, estrela da NBA.
Depois Pica-Pau só voltou a reaparecer em 1999, na série de animação The New Woody Woodpecker Show (As Novas Aventuras do Pica-Pau, no Brasil), produzida pela Universal Animation Studios.
No Brasil Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, em 19 de setembro de 1950. Nessa época os desenhos eram exibidos com a dublagem original (inglês), pois a dublagem em português só iria surgir em 1957.
A primeira emissora de televisão a transmitir o Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. E de lá para cá percorreu muitos caminhos. Passou pelo SBT até 2002, e até 2005 estava sobre as mãos da Rede Globo.

terça-feira, 25 de junho de 2013



Bob esponja é superior amigos, apenas aceitem isso! HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE(risada bob esponja)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

50 anos de um, 100 anos sem o outro

aniversario dos flintstones 60 anos

Hoje tem festa em Bedrock. Os Flintstones completam 50 anos hoje, data em que foi exibido pela primeira vez o seu desenho animado na TV, sendo oficialmente apresentados aos americanos. Em abril, eu fiz uma reportagem completa sobre eles, que pode ser lida aqui.
Angelo Agostini autoretrato

E em 2010 fazem 100 anos do falecimento de Angelo Agostini (acima), considerado o pioneiro das histórias em quadrinhos aqui no Brasil. Este será o tema do debate de amanhã, sexta (01/10), na Escola de Comunicação da UFRJ, na Praia Vermelha (Urca), das 14h às 16h, com entrada franca. Na mesa, Luciano Magno, Carlos Patati, este blogueiro e o pesquisador Athos Eichler Cardoso, autor do livro As Aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora. O JBlog trocou uma ideia rápida com ele, confira:

JBlog >> Athos, desde quando o senhor pesquisa Angelo Agostini e por que o interesse por ele?
Athos - Pesquiso o Agostini desde que ouvi falar nele e nas suas HQ. Lá pela I Mostra Internacional de Quadrinhos 1958... Não encontrava nada. A sério mesmo desde 1988, quando uma amigo colecionador mostrou-me uma página do Ze caipora e eu pensei e falei: "- Como é possível que o Brasil ainda não publicou a história desse cara!?!?!". O meu interesse é fruto da qualidade artística, da quantidade de vezes e da ferocidade com que ele defendia os direitos humanos e do cidadania em geral.

JBlog >> Se ele estivesse vivo, o que estaria fazendo, o que estaria pensando do mercado dos quadrinhos?
Athos - Vivo, Agostini estaria escrevendo e desenhando,incansável, corajoso como sempre foi, lutando contra a corrupção e a ineficiência do executivo, do judiciário e do legislativo.

JBlog >> Qual será a tônica de sua participação na sexta?
Athos - Estou a disposição para conversar sobre as HQs dele, principalmente Nhô-Quim e Zé Caipora. Mas também sobre a vida dele em geral, o seu trabalho no Malho e no O TICO_TICO. Conheço todas as HQ dele.

Sinceramente, o Angelo era um cara muito seletivo em relação a arte. Fazia de tudo mas o principal eram os desenhos realistas e acadêmicos. Iria torcer o nariz para algumas coisas de hoje. Mas era um grande cara. Um boa vida, simpático, elegante. Um grande sedutor do mulherio.
As Aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora

Tiririca vira personagem de cartilha

tiririca capa

Depois que postei aqui a reportagem sobre candidatos no RJ que estão usando HQs nas campanhas, o quadrinista Spacca nos enviou imagens da cartilha do palhaço Tiririca, que utiliza humor e seu personagem desenhado. O impresso teve tiragem de 150 mil exemplares e, conforme já divulgado amplamente na mídia, o intérprete da (arram) música "Florentina" aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado paulista como candidato a deputado federal. Isso é Brasil-sil-sil!!!

tiririca cartilha 1

tiririca cartilha 2

Workshops de HQs no Rio, SP e Salvador

hq de alexandre manoel subversos

Tudo ao mesmo tempo agora é o nome de um livro da Ana Maria Machado e também o título do sexto disco dos Titãs. Mas é a frase ideal para este post. Afinal, quatro workshops de quadrinhos acontecerão nos próximos dias.

Em Sampa, o quadrinista Alexandre Manoel (revista Subversos), autor do desenho acima, ministrará uma Oficina Gratuita de Histórias em Quadrinhos no Centro Cultural São Paulo entre 15/10 e 03/12, todas as sextas, das 15h às 18h. Para mais informações clique aqui ou telefone para (11) 3397-4037, das 10h às 13h.

oficina HQ salvador

Já em Salvador, a Oficina HQ abre inscrições para duas oficinas: Desenho e criação de personagem para crianças de 7 a 12 anos; Quadrinhos para adolescentes e adultos. A novidade é que além de aprenderem ou melhorarem seus conhecimentos nas artes gráficas, agora os alunos passarão a apresentar um TCC no final do curso. Informações com Wilton Bernardo: (71) 3014-4331(Estúdio)/ 8807-4331.

Aqui no Rio de Janeiro, duas oportunidades também. A escola Primeiro Traços, na Tijuca, está abrindo novas turmas (veja o cartaz abaixo). Por sua vez este blogueiro fará um workshop de quadrinhos apenas para alunos da Escola Superior de Propaganda & Marketing, onde serão abordadas as novas tecnologias, modelos de negócios, direito autoral e a HQ como uma poderosa mídia.

oficina da primeiros traços na tijuca

Três cariocas premiados no 22o Troféu HQ Mix

trofeu astronauta HQ Mix 2010

Saiu a relação de vencedores do 22o Troféu HQ Mix, cuja premiação acontecerá no próximo dia 06 de outubro no Sesc Pompéia, em São Paulo. E novamente são paulistas ou residentes em SP a maioria dos contemplados brasileiros. Representando o Rio, apenas André Dahmer (Malvados foi eleita a melhor tira nacional), Allan Sieber (categoria Publicação de Humor) e André Diniz (Roteirista Nacional).

Nas categorias mais, digamos, importantes, receberão o troféu Astronauta os quadrinistas Marcelo Quintanilha (Desenhista Nacional) e Gustavo Duarte (Desenhista Revelação). Duas boas revistas independentes serão justamente premiadas: Nanquim Descartável (Publicação Independente de Autor) e Café Espacial (Publicação Independente de Grupo).

Este ano haverá troféu também para quem pesquisa os quadrinhos. Os contemplados foram Mariana Vaitiekunas Pizarro com a tese de mestrado Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais, e Adriano Di Benedetto com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) As Histórias em quadrinhos e o cinema: as artes irmãs.

O que deve gerar polêmica é a eleição do ProAc –Programa de Ação Cultural do governo de SP- quadrinhos como Grande Contribuição, já que atualmente ele é foco de duras críticas este ano por não repassar a verba aos produtores que tiveram projetos selecionados. Uma manifestação aconteceu ontem em SP por conta disso, veja.
 

domingo, 23 de junho de 2013

O MUNDO MÁGICO DISNEY

Terra encantada, mundo dos sonhos ou "Neverland" (Terra do Nunca). É assim que podemos definir a magia do mundo Disney, fadas, fábulas, sonhos e muito entretenimento de qualidade para o público infantil e, diga-se de passagem, para o público adulto, que também acompanhou várias exibições de desenhos e filmes criados pela Disney ao longo de seus anos de existência, produzindo trabalhos clássicos inesquecíveis. É a maior empresa de entretenimento e mídia do mundo, incluindo parques de diversão, filmes, desenhos e produtos relacionados.

Mickey (mascote da Disney) e Minnie

Os desenhos da Disney conseguem, naturamente, transmitir essa grande magia em cada uma de sua produções telesisivas e cinematográficas. A Disney é uma das mais antigas produtoras de animação do planeta, tendo um dos maiores estúdios de animação existente em Hollywood.

Vamos ver alguns sucessos dos desenhos animados produzidos pela Disney. Eles marcaram uma época se tornando clássicos inesquecíveis. Vale a pena relenbrar e rever cada uma dessas produções, que variam entre histórias bonitas, tristes, felizes, inocentes, divertidas, enfim, todas reforçam o espírito da magia Disney. Confira a lista abaixo.

O Rei Leão

Ursinho Pooh

101 Dalmatas

A Bela Adormecida

A Bela e a Fera

Alice no País das Maravilhas

Aladin

Bambi

Branca de Neve e os Sete Anões

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fotos de Desenhos Animados para Perfil do Facebook
Fotos de Desenhos Animados para Perfil do Facebook- 12 de outubro é comemorado o dia das crianças, onde todas elas amam receber presentes e brinquedos. Para homenagear essa data tão special foi criado uma campanha no Facebook, onde os usuários da rede social mudam a foto do seu perfil para um personagem de desenho animado de sua época.
As redes sociais estão cada vez com mais força, isto porque é cada vez maior o número de usuários conectados. Para se comunicar com o maior número de pessoa possíveis são criadas diversas campanhas com o intuito de entreter e interagir com as pessoas da rede.
A parte mais marcante da infância de qualquer pessoa é sem dúvida os personagens de desenhos animados que marcam bastante essa trajetória, muitos fazem parte de nossas vidas para sempre, outros já não fazem tanta graça como antes, no entanto os desenhos animados são indispensáveis quando crianças.
E por que não unir a força das redes sociais juntamente com as lembranças do passado para homenagear essa data e ainda relembrar os personagens de desenho animados que mais marcaram nossas histórias?
Para isso basta você mudar a foto do perfil do facebook para um personagem de desenho animado, ele dever ser aquele que mais te agradou na infância e continua com a mesma intensidade até hoje.
Caso não recorde de muitos vamos fazer uma seleção de fotos de desenhos animados para perfil do Facebook logo abaixo. Confiram e relembre junto com seus amigos dos desenhos de sua época.

Fotos de Personagens de Desenhos animados para Perfil do Facebook